quarta-feira, 5 de abril de 2017

Uma breve explicação sobre um dos materiais que eu mais uso nos cabos, o celeron.




O CELERON.


Conforme define a FENO TECH, o Celeron pode ser definido como um laminado industrial, duro e denso, obtido da combinação de tecidos de algodão impregnados com resinas sintéticas, laminados a altas pressões e temperaturas. Resultando um produto com excelentes propriedades mecânicas, baixo peso específico, baixo ruído, baixo coeficiente de atrito (0,22), fácil de ser usinado, podendo ser fornecido de várias formas: chapas, tarugos, tubos, peças usinadas e moldadas. Neste estado é de estrutura absolutamente homogênea e de superfície lisa, extremamente rija e consistente, de flexibilidade mínima e em alto grau insensível à ação de óleos, graxas, água, calor, frio, influências atmosféricas e agentes químicos, com exceção de alcalinos e ácidos muito concentrados.


Possui um coeficiente baixo de condutividade e dilatação térmica, baixo fator de fricção, peso específico baixo e perfeita impermeabilidade.


Vantagens do Celeron:


Peso específico baixo (1,4), 1/7 do peso do latão, 1/6 do aço, 1/5 do ferro fundido e somente metade do peso do alumínio.
Elevada resistência mecânica.
Usinagem fácil e rápida.
Elástico e, consequentemente, silencioso e livre de vibração.
Indeformável e resistente às formas dadas.
Não é higroscópico (absorção de água, nas piores condições, 2%)
Resistente a água do mar.
Resistente ao óleo e igualmente ao álcool, benzina e benzol.
Resistente a ácidos e alcalinos de baixa concentração.
Resistente à corrosão.
Elevada tolerância térmica até 120ºC.
Mudança brusca de temperaturas sem qualquer influência.
Não é inflamável.
Eletro-isolante para baixa tensão.

Um comentário:

  1. Boa tarde amigo, estou iniciando na arte da cutelaria, achei interessante a utilização do Celeron no cabo de faca, porém, pra ser honesto não conheço praticamente nada, o amigo poderia passar algumas dicas?
    Obrigado.
    Abraço.

    ResponderExcluir